NOTÍCIAS

    BUSCAR NOTÍCIAS

Tudo o que você precisa saber sobre Baterias Estacionárias

06/02/2020

O QUE SÃO?

As baterias estacionárias são acumuladores elétricos que fornecem uma fonte de corrente contínua por um período considerável de tempo a equipamentos elétricos, na falta de uma fonte estável.

ONDE SÃO UTILIZADAS BATERIAS ESTACIONÁRIAS?

Seus usos são os mais variados possíveis, como:
-Sistemas UPS (no-breaks);
-Centrais telefônicas;
-Sistemas de segurança;
-Sistemas de som;
-Equipamentos hospitalares;
-Sistemas de energia solar e eólica;
-Caixas eletrônicos;
-Iluminação de emergência;
-Sistemas solares.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE BATERIAS AUTOMOTIVAS E ESTACIONÁRIAS?

Por possuírem construções parecidas, muitas pessoas acreditam que baterias automotivas e estacionárias são iguais. Entretanto, elas possuem grandes diferenças em seus projetos pois possuem funções distintas.
As baterias automotivas são projetadas para suportar um pico grande de energia por um curto período de tempo, como na ignição de um carro. Já as estacionárias, precisam passar por longos ciclos de descarga, sem prejudicar sua vida útil. Para isso, elas possuem placas de chumbo e eletrodos mais espessos, fazendo com que suportem descargas de maior profundidade.
Outra grande diferença é que as baterias estacionárias permanecem imóveis durante toda sua vida útil, enquanto as automotivas devem suportar a agitação do carro. Sendo assim, cada bateria foi projetada para seu uso específico.

MANUTENÇÃO DE BATERIAS ESTACIONÁRIAS

Como qualquer equipamento, as baterias estacionárias necessitam de manutenções preventivas, desde o estoque, até sua plena utilização em um sistema elétrico. Periodicamente, devem ser realizados medições nas baterias, atentando-se a tensão de flutuação, corrente de flutuação e a temperatura ambiente.
Ao realizar manutenções, precauções devem ser tomadas para evitar acidentes. Nunca esqueça de utilizar Equipamentos de Proteção Individual (EPI), como óculos de proteção, luvas eletricamente isolantes, avental de proteção e calçados de segurança.

CUIDADOS COM AS BATERIAS ESTACIONÁRIAS

O armazenamento das baterias deve ser realizado em locais com boa ventilação, sem a incidência de chuva, poeira e raios solares. Além disso, temperaturas diferentes da recomendada aumentam a taxa de auto descarga das baterias. Também, as baterias nunca devem ser inclinadas mais do que 45º, para que sua solução interna não vaze (com exceção das que possuem tecnologia VRLA/AGM).

SUBSTITUIÇÃO DE BATERIAS ESTACIONÁRIAS

Alguns indícios que as baterias devem ser trocadas é quando, na manutenção preventiva, elas apresentarem divergências dos dados apresentados pelo fabricante, indicando deterioração. Outro fator é um aumento de consumo energético do sistema, ocasionado pela ampliação de equipamentos que consomem a energia das baterias.
Lembrando que em caso de substituição do produto, o novo deverá possuir as mesmas características elétricas, a não ser que o sistema for alterado e a energia a ser consumida passe a ser maior, resultado na necessidade de um redimensionamento de todo o sistema.

A PIONEIRO TECH

A Baterias Pioneiro possui sua própria linha de baterias estacionárias com fabricação 100% brasileira. A linha possui modelos livres de manutenção, com as tecnologias AGM, evitando o vazamento do eletrólito, mesmo posicionada deitada, e VRLA, controlando automaticamente a pressão interna dos gases gerados. Para completar, a caixa da bateria utiliza plásticos com procedência, assegurando a sua robustez. Além disso, recentemente a Pioneiro lançou ao mercado baterias de grande porte com a tecnologia flooded. Nesses modelos, a solução ácida está presente na forma líquida, desta forma o rendimento da bateria em altas temperaturas se torna mais eficiente.

Você também pode ter Pioneiro Tech em sua loja! Ficou interessado? Preencha o formulário nesse link (http://www.bateriaspioneiro.com.br/contato) para que um de nossos vendedores entre em contato com você!

SAC PIONEIRO

Rodovia Dos Pioneiros SC 465, nº 2285, Km 49.5, Distrito Industrial - Sede,
Treze Tílias - SC

+55 (49) 3537-7500 | [email protected]

SAC PIONEIRO ECOMETAIS

Rod. SC 150 s/n - Interior - 89.654-000
Água Doce - Santa Catarina - Brasil
+55 49 3537-7600 | [email protected]

SAC PIONEIRO ESCAPAMENTOS

Rod. SC 150, KM 59, Bloco 02 - Interior - 89.654-000
Água Doce - Santa Catarina - Brasil
+55 49 9996-1895 | [email protected]

Horário de atendimento do SAC:
De Segunda a Sexta-Feira 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30
Todos os direitos reservados - Baterias Pioneiro / 2024 - Acesso Restrito / Webmail
Desenvolvido por Lovatel Agência Digital

Nosso site salva o seu histórico de uso. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para saber mais, acesse Política de Privacidade.